Monday, July 04, 2011

Mais da minha pele

Do último post pra cá, muita coisa mudou. A pressão no mestrado foi tanta que voltei para a Fluoxetina. Minha pele começou a melhorar, tudo indica que pelo combo Fluoxetina + Dermotivin + Belara. Mas, ainda assim, uma espinha ou outra aparece. E eu quero me livrar delas de vez. Passados o São João e os seminários, peguei meus exames e voltei para a dermatologista. Ela olhou tudo, não comentou nada. Apenas pegou o receituário controle especial e me passou duas caixas de Roactan. Mandou eu passar na recepção e pedir o termo de responsabilidade e a requisição dos exames. Quando li o termo de responsabilidade, fiquei chocada. Em primeiro lugar, porque dizia que só era indicado em casos graves de acne, que não é o meu caso, mas também sei que as pessoas usam mesmo sem ser este o caso. No mais, era apenas um compromisso severo de não engravidar, o que pra mim não é problema.

Mas o que me incomodou foi a postura da médica. Sabia que minha pele e minhas mucosas iriam ressecar muito; sabia que poderia ter dores musculares; sabia que poderia ter N efeitos colaterais, mas senti falta de ouvir isso da boca dela: tudo que eu sabia era pelo Dr. Google. Fiquei pensando no risco de embarcar num tratamento tão delicado meio que sozinha, sob a prescrição de uma médica pouquíssimo atenciosa, que não me passou segurança alguma. E fui lendo o termo e pensando a caminho de casa. Daí que cheguei em casa e marquei outro dermatologista.

No dia seguinte, a consulta. O médico conversou bastante comigo, disse que o grande problema no tratamento de acne era o paciente, que no geral era impaciente. Perguntou se eu já tinha cogitado tomar Roacutan. Perguntei-lhe sobre os riscos, mas ele me tranquilizou bastante. Mas não quis prescrevê-lo de cara. Prescreveu Differin 0,3 + um filtro e meu queridinho Dermotivin. Mas foi diferente: ele me deu seu celular e pediu que a qualquer dúvida eu ligasse ou passasse SMS. Que não experimentasse nada na minha pele sem o consultar, podia ligar à vontade. E que queria me ver 25 dias depois para ver como minha pele se comportava.

Minhas impressões: no fim das contas, eu sei que só vou ter o resultado que desejo com o famigerado Roacutan, mas achei prudente seguir as instruções do médico. Comprei o ácido e o filtro solar que ele passou (o sabonete eu já tinha) e vou continuar com ele. Talvez eu esteja apenas adiando algo que será inevitável. Mas, se eu tiver de encarar um tratamento longo e rigoroso como o Roacutan, que eu o faça com um médico que me passou segurança.

No comments: