Sunday, November 06, 2011

A Avon não sabe contar? Ou não se pode contar com a Avon?

Estou impressionada como nas últimas semanas a Avon só me tem trazido aborrecimentos. Contextualizando: gosto dos produtos da Avon. Praticamente todo mês faço comprinhas na Avon. Antes, comprava a uma moça lá no escritório, mas quando parei de trabahar fiquei sem revendedora. Foi aí que apareceu uma revista circulando no prédio onde moro, e comecei a fazer encomendas lá. Mas era um negócio meio complicado: eu encomendava à minha vizinha, mas a revenda era da mãe da sogra da tia da cunhada da prima segunda... de não-sei-quem, e as encomendas demoravam uma eternidade. E nem sempre vinham. E nem sempre vinham completas. Enfim.

Foi aí que tiva a ideia de unir o útil ao agradável: sou compradora e percebo que aqui no condomínio (grande, por sinal) há uma carência de revendedora, logo... quero revender! Entrei no site: precisei preencher um cadastro, endereço, CPF, etc., lá não especificava os requisitos básicos, nem se era necessário algum investimento inicial, como eram os procedimentos (pelo menos não vi), mas como se trata de uma empresa com boa reputação, não tive receio algum de lançar meus dados pessoais.

Imediatamente, recebi um e-mail de boas-vindas comunicando que a gerente do meu setor entraria em contato em até 48h. E me forneceram um e-mail para o caso de não receber esse contato. Passaram as 48 horas e nada! Então escrevi para o e-mail fornecido. Me responderam prontamente pedindo nome completo e CPF. Foneci os dados solicitados. Então recebi uma mensagem dizendo que meu e-mail ia para análise e pedindo que aguardasse um retorno. Logo depois recedi um e-mail dizendo que meu cadastro fora aprovado com sucesso e que eu aguardasse 10 dias úteis a contar de 04/10 para receber o contato do gerente do setor. Até então, show de presteza. Ocorre que hoje são 06/11 (mais de um mês depois) e não recebi contato algum!

É mesmo vergonhoso que um consumidor fiel, que decide ser revendedor, seja tratado com tanto descaso. Se a empresa não tem interesse, ou infraestrutura, ou disposição, enfim, qualquer coisa, em ampliar seus quadros de revendedores, não deveria investir tanto em capanhas publicitárias e tornar a revenda uma opção tão atraente. Ou, se a falha foi da tal gerente do setor, a empresa deveria monitorar melhor as pessoas que carregam sua marca.

Assim que saiu a primeira revista com a linha Extra Lasting, na qual os batons sairiam a R$ 9,99 (cada) caso o consumidor adquirisse dois (o preço da unidade é R$ 13,99, acho), encomendei dois batons. Segundo a revendedora, cuja revista é da mãe da tia da sogra do padrinho da vizinha etc., o pedido veio incompleto e por isso foi refeito. Mais de um mês depois, recebi apenas um batom e pelo preço unitário. Ora, se meu pedido veio incompleto por insuficiência de estoque, por que eu tenho de ser penalizada e pagar mais? A revendedora disse que era assim mesmo, como só veio um eu teria de pagar o preço unitário. Não vou culpar a Avon, muito embora o problema de estoque tenha-se repetido com certa frequência, e não só comigo, mas não sei até que ponto a m**** foi da Avon ou foi esperteza da revendedora.

O fato é que onde moro pelo visto tá ruim de oferta. E, pelo que eu vejo, demanda tem, sim. Sei que os produtos da Avon são em sua maioria legais e que a relação custo-benefício quase sempre compensa, mas, depois desse show de pouco-caso, a Avon sai definitivamente da minha rotina de consumo. O Brasil tá cheio de marcas competitivas e, enquanto a Natura presta um atendimento exemplar e a Yes amplia mensalmente seu mix, de produtos excelentes a preços justíssimos, a Avon ignora solenemente um candidato a revendedor. Lamentável.

Ah, só pra finalizar: revendo Yes há dois anos. NÃO TENHO NADA A RECLAMAR. #ficadica

No comments: