Thursday, July 12, 2007

Panta rhei

Eu tento, mesmo que "só por hoje", deixar meu tradicional pessimismo de lado. Para isso, recorro àquela velha máxima de Heráclito, Panta rhei ("tudo flui"), com seu famoso exemplo de que não se entra duas vezes no mesmo rio: porque, na segunda vez, nem você é a mesma pessoa nem o rio é o mesmo.

E eu digo, mesmo às cegas e sem saber o que me espera na outra margem, que tem valido a pena entrar neste rio. E que, portanto, há o que se comemorar. E, se na outra margem, o que nos espera não é uma boa surpresa, mesmo assim eu digo que vale a pena entrar. Porque, o mais importante de tudo, é ter uma grande motivação para me tornar uma pessoa melhor. E as conseqüências disso, independentemente das incertezas, vão inevitavelmente chegar comigo até a outra margem.

No comments: