Sunday, July 31, 2011

Adapaleno - semana 4

Sem grandes novidades adapalênicas. Nenhum scouter me parou na rua, disse que minha pele era de pêssego e me convidou para fazer campanha de dermocosméticos. Pois é... como disse meu dermatologista, o grande problema de tratamento para acne é que o paciente é tudo, menos paciente. Queremos resultado logo. E quase sempre o tratamento é caro, demorado e com algumas recidivas de brinde.

Nada de muuuuuuuuuuito especial na minha pele, mas a semana 4 teve uma peculiaridade que merece destaque: pela primeira vez durante o tratamento, tomei uma quantidade considerável de sol e não senti minha pele ultrasensibilizada, como nos tempos da tretinoína. Isso também pode ser um bom sinal de que o filtro não é apenas sequinho, é bom mesmo! Não ardeu, aliás só arde na hora de aplicar filtro solar.

Bem, essa semana minha pele deu uma descamadinha de leve, mas bem de leve mesmo. Ao lado do nariz e no queixo, mas muuuuuuuuito discreta. Só uma coisa chatinha me aconteceu. Troquei de armação de óculos. E, como minha miopia é avantajada, minhas lentes são grossas e pesadas. Coloquei os novos na quinta-feira e no sábado meu nariz feriu no lugar onde encaixa a armação. Não sei se isso aconteceu porque a pele está muito sensibilizada ou pelo formato da armação/peso das lentes mesmo. Ontem feriu um pouco atrás da orelha, mas não está machucado como no nariz. Preciso observar como se comporta nos próximos dias e se vai cicatrizar rápido.

Ah, e sabe aquela creca que eu mesma fabriquei? Sarou, mas ficou uma cicatriz bizarra. Vontade de me automedicar, mas tô um exemplo de autocontrole...

Tuesday, July 26, 2011

Visita ao dermatologista

Três semanas de tratamento e eu fui exibir minha figura no consultório médico. Pelo visto, o Roacutan não faz mais parte dos planos do médico. Examinou tudinho lá, disse que minha pele tava ótima e o único problema tinha sico causado por mim mesma, fabricando aquela creca com minhas unhas. Passou um corticoide de "baixa potência" (uy! nem sabia que tinha disso) e disse pra eu controlar as unhas. O esquema terapêutico continuou o mesmo, com o acréscimo de um protetor labial: o Epidrat. Ele disse que o Ceralip é excelente, mas não tem proteção solar. O Epidrat tem. Mas quer saber? Vou comprar não. Tenho tanto batom bom filtro solar e já gastei tanto $$$, melhor adiar. Quando um deles acabar, compro o Epidrat. Sobre os lábios ressecados, o médico disse que não é consequência do ácido. É como eu já tinha dito: respiro pela boca, arranco peles, faço tudo que meu lábio não quer. E ainda por cima preciso beber mais água.

Minha próxima consulta será em setembro. Vamos ver como a cútis se comporta daqui pra lá.

Sunday, July 24, 2011

Adapaleno - semana 3

Terceira semana de tratamento e última da maratona artigos. Como era de se esperar, a combiação não poderia dar certo. Nos últimos dias, fui dormir lá pelas quatro da manhã, cabeça e corpo exaustos de horas sentada redigindo. E, por dois dias seguidos, nada de aplicar o Differin, lavar o rostinho com Dermotivin, etc. Era escrever até baquear e desabar do jeito que estava na primeira superfície horizontal que visse pela frente. Na quarta, concluí e entreguei o último dos artigos, com qualidade bem aquém do que eu desejava. Já era fim da tarde. Aí desabei no sofá. Acordei lá pelas 20h, tomei banho e então retomei a rotina de cuidados com a pele. O desgaste me deixou com cara de zumbi. Fui me reorganizando aos poucos.

Então eu nem posso passar minhas impressões do tratamento essa semana. Foi tudo muito corrido, e meu estado emocional não tava ajudando. A creca mutante continua lá, por sinal. E minhas orelhas estão acabadas.

Próxima terça, será a primeira consulta pós-adapaleno com o dermato. Vamo ver o que ele tem a me dizer. Ainda na terça, passo o veredito. Estarei livre de tratamentos mais severos (leia-se: isotretinoína oral)?

Friday, July 22, 2011

Minesol Oil Control

Tava devendo comentários sobre o filtro solar, mas só me libertei das obrigações acadêmicas esta semana. E... sabe o que é? Tá todo mundo careca de ler sobre o Minesol Oil Control.

Siltro solar é uma novela mexicana, sabe? Desde que eu experimentei o primeiro, teve início uma saga: a busca do filtro solar não oleoso. Toda vez a dermatologista passava um tal de gel extrasseco e eu o comprava, mas adivinha? De extrasseco, ele nunca teve nada. (Eu sempre me perguntei onde estão as medidas que punem propaganda eganosa, porque chamar aquela. Só pra enumerar as tentativas frustradas. (Leia-se: todos supostamente formulados para peles oleosas.) Comprei os de farmácias de manipulação: oleosos. Da L'Oreal: oleoso. Episol Gel: oleoso. Prev-aging Day: oleoso. Prev-aging Mask: oleoso. Putz! O Prev-aging pra mim é o mais oleoso de todos: acho um desaforo falar de toque seco para aquela gosma. Se protege? Protege muito, mas o toque seco definitivamente não é sua marca.

Pois bem, depois que o terceiro dermatologista passou o Minesol Oil Control, resolvi ver o que é que a baiana tem. Mas num fui muito animada não, achei que filtro solar sequinho era igual a homem bonito, educado, rico, hetero, solteiro e não machista (tudo isso ao mesmo tempo). Mas não é que o bichinho me surpreendeu? A pele realmente fica sequinha, dá pra sair de casa com dignidade. A única coisa que eu achei mais oleosa que pastel foi o preço...

Tuesday, July 19, 2011

Socorro! Minha pele tá uó!

Sei que isso não é um blog de beleza, blog temático, etc., mas não me resta muita coisa a não ser falar da minha rotina de "férias": escrever artigos e observar como minha pele reage à empreitada de número 909889678778. Já falei de uma creca mutante que apareceu em volta dos lábios e não posso passar nada nela com medo de uma reação com o ácido. Mas esses artigos continuam comendo meu juízo, tirando literalmente meu sono (terceira noite consecutiva de insônia), e minha pele é a primeira a protestar: estão feridos o rosto, as duas orelhas e - pasmem - dentro do ouvido. Simplesmente coça e eu coço e, quando o texto não flui, coço mais ainda. De uns dias pra cá, tudo o que tenho feito é questionar minha vocação para a vida acadêmica. Os artigos são um verdadeiro parto a fórceps e, por mais que eu lei, só saem da minha cabeça aos 44 do segundo tempo, quando me vejo na iminência de não conseguir. Eu sempre escrevi bem e com facilidade, trabalhei oito anos como redatora, e agora a mínima linha, pra sair, é motivo de angústia. Sei não o que tá acontcendo comigo. Mas preciso ir, porque tem mais um artigo - pra ontem - me esperando. Foi falta de prazo? Não. Foi falta de coragem mesmo. Ai que censura dolorosa!

Sunday, July 17, 2011

Adapaleno - semana 2

Sabe aquela história de que tratamento de acne primeiro exacerba os sintomas pra depois limpar a pele? Pois bem: lá pelo meio da semana me apareceu uma espinha bem no meio da bochecha. Eu fico profundamente irritada porque depois de certa idade o mínimo detalhe deixa uma cicatriz escura na pele. Mas não foi daquelas que inflamam e soltam langanhos (feito a da semana pasada): foi um ponto vermelho que cresceu, cresceu, e a gora encolheu, mas continua vermelho. Até agora, minha pele não irritou. Se eu estivesse no Vitanol, com a frequência que tô usando (diariamente) minha pele já teria caído. Meus lábios estão até direitinho, graças ao balm da L'Occitane, que uso pra dormir e deixo do lado do computador pra ir retocando ao longo do dia. Estou até disciplinada.

Vinha razoavelmente bem-resolvida com minha pele até ontem à noite. Estava redigindo um artigo e, "temça" como sempre, bateu uma coceira ao lado da boca. Comecei a coçar, coçar e de repente vermelhão! Parei de redigir às 3h da manhã e fui lavar o rosto e passar o ácido. Apliquei no rosto todinho, menos na irritação. E fui dormir. Quando acordei de manhã, me deparo com uma creca mutante com mais de 1 cm de diâmetro. E sei que é emocional. Estou uma pilha com esses artigos, estão um verdadeiro parto a fórceps. E se eu bem me conheço é uma daquelas dermatites chatas que só revolvem com corticoides. Mas, até minha próxima consulta (daqui a uma semana), não me atrevo a passar nada, só evitar coçar e manter o lugar limpinho.

Por enquanto, oleosidade sob controle, mas a pele ainda não está sequinha como eu queria. Como diz a bula, resultados após umas quatro semanas. Vamos esperar para ver, porque o precinho dele é salgado em relação ao Vitanol e só o fato de não estar maltratanto minha pele já está valendo o $$$ investido. Agora vamos ver como ficam as espinhas...

Wednesday, July 13, 2011

Dia Mundial do Rock

É 13 de julho, você já ouviu um clássico hoje? Eu escolhi este aqui ó:

Escolhi porque ele foi meu primeiro clássico, a minha história com ele você pode conferir neste post aqui ó.

E o bophe escolheu este aqui ó:



E agora, pense quão entediante seria nossa vida se o o rock não existisse e faça sua justa homenagem. Vasculhe sua pilha de CDs, cate um clássico e ouça-o todinho, de cabo a rabo. Nós já fizemos a nossa parte.

Adapaleno - semana 2

Semana 2 caminhando, tem uns pontos vermelhos aparecendo, que eu acho que são protótipos de espinhas começando a povoar meu rostinho (adolescência é fogo, viu? #creia). No domingo, eu posto a situação do meu rosto. E falo também do novo filtro solar. Meu lábio tá loucamente ressecado, e eu tô uma pi-lha com esses artigos.

Sunday, July 10, 2011

Adapaleno - semana 1

Comecei o tratamento no dia 02/07, usando diariamente. Deixei de aplicar apenas um dia.

Como faço? Lavo o rosto com Dermotivin à noite, aplico o ácido e vou dormir. Pela manhã, a primeira coisa que faço é lavar o rosto com Dermotivin. Nos banhs que eu tomo ao longo do dia, apenas lavo o rosto com água corrente e passo um tônico, porque o Dermotivin resseca e pode fragilizar a pele. Sabia que se lavarmos demais o rosto a pele termina ficando mais oleosa porque desenvolve um sistema de defesa? Como passo o dia todo em casa, o tempo tá mais frio e quase não transpiro, água corrente resolve. Quando preciso sair e a pele dá aquela transpirada, uso o Johnsons Baby líquido, porque é bem suave, pode até bater nos olhos de um bebê, imagina...

O que observei? Minha pele, logo no primeiro dia, ficou com uma textura mais agradável ao tato. Não sei se é impressão minha. Minha mãe também observou que ela está mais "sentada" (seja lá o que isso signifique). Eu percebo um ar mais saudável, mais limpo, mas não sei explicar por quê. De perto, ela continua com poros dilatados e manchinhas de espinhas velhas (espinhas, eu tava sem mesmo), mas ainda assim a aparência está melhor e eu não sei explicar por quê.

O que eu estranhei? Eu estou acostumada com o Vitanol, que arde horrores, tem cheiro forte e descama a pele. Ainda por cima, já tenho em mente que tratamento pra espinha primeiro exacerba os sintomas pra depois melhorar. Mas... uma semana e nada de arder, nada de descamar e apenas uma espinha gigante, que nasceu abaixo do lábio. Porém, essa espinha nasceu dias antes de eu menstruar, como ocorre todo mês, então acho que não tem nada a ver com o remédio. Meu lábio tá muito ressecado, e semana passada eu fiz a louca dos balms e comprei logo dois, porque o Ceralip já não tava dando conta. Assim, meu lábio sempre foi ressecado e isso agrava-se ainda mais porque sou respiradoura bucal e arranco pelezinhas quando estou tensa. E, claro, estou muito tensa com esses artigos e prazos.

Comprei dois balms e quase já tenho opinião formada.

Beurre de Karité L'Occitane
Não tem cor, não tem gosto, não tem cheiro, é bem encorpadinho e tá me fazendo um bem danado. Deixo ele ao lado do computador e vou retocando ao longo do dia. Antes de deitar, aplico também, mas acordo com os lábios ressecados porque respiro pela boca :(





Manteiga Labial Hidratante Açaí Nativa Spa
O Boticário

Essa tem um gostinho enjoado e deixa o lábio com um aspecto rosadinho bem bonito. Senti que hidrata os lábios sim, mas não é potente quando a L'Occitane ou Ceralip. De qualquer forma, tenho usado assim: os potentes em casa e esse, mais rosadinho, mais bonitinho, quando vou sair. Junto, o trio dá conta do recado direitinho.


Mas atenção: que eu saiba, nenhum dos dois tem filtro solar. Então, na hora da exposição, tem que apelar pra os com filtro. Eu sempre usei Epidrat. O gosto é terrível, mas a proteção é potente.

Monday, July 04, 2011

Mais da minha pele

Do último post pra cá, muita coisa mudou. A pressão no mestrado foi tanta que voltei para a Fluoxetina. Minha pele começou a melhorar, tudo indica que pelo combo Fluoxetina + Dermotivin + Belara. Mas, ainda assim, uma espinha ou outra aparece. E eu quero me livrar delas de vez. Passados o São João e os seminários, peguei meus exames e voltei para a dermatologista. Ela olhou tudo, não comentou nada. Apenas pegou o receituário controle especial e me passou duas caixas de Roactan. Mandou eu passar na recepção e pedir o termo de responsabilidade e a requisição dos exames. Quando li o termo de responsabilidade, fiquei chocada. Em primeiro lugar, porque dizia que só era indicado em casos graves de acne, que não é o meu caso, mas também sei que as pessoas usam mesmo sem ser este o caso. No mais, era apenas um compromisso severo de não engravidar, o que pra mim não é problema.

Mas o que me incomodou foi a postura da médica. Sabia que minha pele e minhas mucosas iriam ressecar muito; sabia que poderia ter dores musculares; sabia que poderia ter N efeitos colaterais, mas senti falta de ouvir isso da boca dela: tudo que eu sabia era pelo Dr. Google. Fiquei pensando no risco de embarcar num tratamento tão delicado meio que sozinha, sob a prescrição de uma médica pouquíssimo atenciosa, que não me passou segurança alguma. E fui lendo o termo e pensando a caminho de casa. Daí que cheguei em casa e marquei outro dermatologista.

No dia seguinte, a consulta. O médico conversou bastante comigo, disse que o grande problema no tratamento de acne era o paciente, que no geral era impaciente. Perguntou se eu já tinha cogitado tomar Roacutan. Perguntei-lhe sobre os riscos, mas ele me tranquilizou bastante. Mas não quis prescrevê-lo de cara. Prescreveu Differin 0,3 + um filtro e meu queridinho Dermotivin. Mas foi diferente: ele me deu seu celular e pediu que a qualquer dúvida eu ligasse ou passasse SMS. Que não experimentasse nada na minha pele sem o consultar, podia ligar à vontade. E que queria me ver 25 dias depois para ver como minha pele se comportava.

Minhas impressões: no fim das contas, eu sei que só vou ter o resultado que desejo com o famigerado Roacutan, mas achei prudente seguir as instruções do médico. Comprei o ácido e o filtro solar que ele passou (o sabonete eu já tinha) e vou continuar com ele. Talvez eu esteja apenas adiando algo que será inevitável. Mas, se eu tiver de encarar um tratamento longo e rigoroso como o Roacutan, que eu o faça com um médico que me passou segurança.